top of page

15 Ideias para usares o teu Caderno

Atualizado: 25 de mai. de 2021



Um caderno pode ser uma ferramenta muito útil e importante no planeamento e na organização do teu dia-a-dia, inclusive pode ajudar-te a melhorar os teus hábitos e a favorecer o teu bem-estar.

Os nossos cadernos, para além de serem produzidos à mão e com materiais de ótima qualidade, são desenhados para que os possas usar das mais diversas formas: o seu interior pontilhado é tão versátil que te permite escrever, desenhar, calcular e até listar facilmente!


Para além do habitual uso na faculdade ou no trabalho, trago-te mais 15 ideias para que possas usar o teu caderno da melhor forma e tirar o máximo proveito dele.


Curiosidade: Sabias que escrever à mão contribui para que o cérebro processe melhor as informações? Enquanto escreves, estás a activar a tua coordenação motora, a tua memória e o teu raciocínio, melhorando assim a criatividade, o foco e a tua produtividade.


15 ideias para começares hoje a usar o teu Caderno


1. Páginas Matinais (Mourning Journal) - este é um hábito que tem vindo a ganhar cada vez mais fãs. Consiste em escrever todos os dias de manhã uma página de pensamentos, os primeiros que te vierem à cabeça. Devemos escrever de manhã porque é quando ainda não estamos totalmente acordadas e os nossos pensamentos ecoam “livremente” na nossa cabeça. Este hábito traz clareza e ajuda a limpar a mente para um novo dia


2. Bullet Journal - Esta é uma técnica de organização que é um mix entre um planner e uma agenda. A intenção é reunir no mesmo lugar todos os aspectos do teu dia-a-dia: lembretes, rotinas, planos, tarefas diárias, reuniões, etc. de forma mais criativa: há quem desenhe, cole autocolantes ou escreva com canetas colorias (uma rápida pesquisa pelo Google irá trazer-te muitas ideias!)


3. Diário de Sonhos - Segundo alguns especialistas, os sonhos são uma forma do nosso cérebro manifestar os nossos desejos e ansiedades, servindo de ponte entre os processos conscientes e não-conscientes. Apontar os nossos sonhos num caderno quando acordamos permite-nos fazer uma interpretação do que sonhámos e pode ajudar-nos a solucionar problemas, aumentar a nossa criatividade e o nosso autoconhecimento.


4. Registo de Alimentação - Um caderno pode ser extremamente útil para registar os teus hábitos alimentares caso estejas a tentar fazer uma alimentação mais saudável ou a alterar o teu regime alimentar, como uma transição para o vegetarianismo por exemplo. Podes escrever receitas, dicas, frases motivacionais, registar exercícios, hábitos saudáveis, água ingerida, etc.


5. Livro de Memórias - Hoje em dia guardamos tudo no telemóvel ou no computador mas há alguma sensação melhor do que folhear um caderno repleto de fotos, histórias e colagens de momentos importantes? Aquele bilhete da primeira viagem juntos, uma foto das férias de Verão, um diário de viagens e passeios... memórias para mais tarde recordar :)


6. Diário de Gratidão - Este é um hábito em que todos os dias, de preferência à noite, sentas-te com calma a pensar no dia que passou e escreves aquilo pelo que te sentes mais grata nesse dia. Traz-te uma maior consciência das coisas boas e positivas que tens e pelas quais te deves sentir agradecida.



7. Caderno de Receitas - Melhor do que fazer prints no telemóvel ou tirar foto às receitas das revistas, porque não escrevê-las num caderno? Podes inclusive dividi-lo por categorias e guardá-lo para, quem sabe um dia, passá-lo a alguém especial.


8. Planear Projectos - Sabemos que os projectos que não nos saem da cabeça... ficam por lá mesmo! É importante começarmos a transferir as nossas ideias para o papel pois dá-nos uma maior consciência do que aí vem e parece que começam a ganhar vida assim. Além disso é uma óptima forma de organizar o projecto, criar um plano e começar a pensar nele com mais foco e clareza.


9. Afirmações - Sabes quando te sentes bem disposta e inspirada e surgem-te pensamentos e afirmações positivas? Escreve-as num caderno! No final terás várias páginas cheias de energia positiva para leres naqueles dias que mais precisas.



10. Guia de Livros / Séries / Filmes / Restaurantes - Esta é uma ideia fantástica! Imagina teres um caderno como guia de todos os livros que já leste, onde inclusive podes fazer um pequeno resumo do livro e daquilo que aprendeste ou como a sua história te inspirou. O melhor é que podes registar tudo o que te apetecer, desde livros a séries e filmes e até um guia de restaurantes, com os teus pratos favoritos de cada um.


11. Registo de Hábitos - Queres mudar algo na tua rotina? Ter um estilo de vida mais activo e saudável? A ideia é óptima mas às vezes é fácil perdermo-nos entre o querer fazer e a acção. Ter um caderno onde possas registar os teus hábitos irá ajudar-te a medir o sucesso da tua prática e a manter-te focada! Podes registar: alimentação, exercício, meditação, água ingerida, horas de sono, horas de leitura e tudo o que achares que te irá ajudar.


12. Finanças/Despesas - Vamos supor que tens como objectivo comprar um carro, uma casa, fazer férias ou tirar um curso e sabes à partida que irás ter de poupar dinheiro para tal. O melhor é começares a fazer um registo diário das tuas despesas. Quando chegares ao final do mês vais perceber onde gastas mais dinheiro e onde é que podes começar poupar. É dos melhores hábitos que podemos adquirir para ter pleno controlo das nossas próprias finanças.



13. Diário de Exercício - Um caderno pode ser perfeito para começares a registar a tua actividade física. Podes apontar o que fizeste, criar uma lista de exercícios, fazer tabelas mensais para medir o teu progresso e apontar os teus dados (percentagem de gordura, de água, de proteína, etc.). Óptimo para quem está a começar ou para quem já adora fazer exercício.


14. Agenda sem datas - Gostas de planear os teus dias ou as tuas semanas mas não tens eventos todos os dias e achas que desperdiças sempre as tuas Agendas? Então fazer de um caderno uma agenda sem datas é o método ideal para ti! Podes fazer um dia por página, sempre que precises, ou quando não tens compromissos podes fazer uma lista de compras ou uma lista de tarefas. É uma forma livre de te organizares!


15. Caderno de Encomendas - Tens um pequeno negócio ou um hobbie e precisas de apontar as tuas encomendas? Usa um caderno para isso! Podes inclusive criar um registo de clientes, stock, ideias para o teu projecto e levar esse caderno contigo para todo o lado.


Tudo em 1 - Sim é verdade, podes fazer todas estas 15 ideias num só Caderno se quiseres ou escolher apenas uma ou duas. O melhor dos nossos cadernos é que te dão espaço e liberdade para os usares como te der mais jeito e assim poderes juntar todas as tuas necessidades num só espaço.


Então, quais foram as tuas ideias preferidas? :)


 

bottom of page