top of page

3 (muito) boas razões para Votar

Atualizado: 10 de mar.

Votar não é obrigatório mas é um direito que temos e um exercício de autodeterminação enquanto indivíduos de uma sociedade.


Infelizmente sinto que em Portugal ainda não se educa nem se fala de política desde cedo, a começar pela ausência desta matéria nas escolas, o que sempre levou a um desinteresse muito grande por parte dos jovens. Admito que enquanto adolescente nunca senti vontade de pensar sequer em política ou qual a importância que esta tinha no meu dia-a-dia e só bem mais tarde comecei a compreender o seu valor fundamental nos meus direitos e liberdade e o peso do meu voto.


Por essa razão reuni 3 razões que considero essenciais para irmos votar:


1- O voto é um símbolo de igualdade: vivemos finalmente numa altura em que independentemente do nosso sexo, da profissão, dos estudos, da etnia, entre tudo o mais que nos separa em preconceitos e desigualdades sociais, temos todos o mesmo direito de votar.


2- O voto individual de cada um importa: se não importasse, não haveria partidos de extrema direita em ascensão por toda a Europa. Eles são a prova viva de que pequenos e novos partidos conseguem ganhar espaço, porque as pessoas votam. Cabe-nos a nós votar também para contrariar movimentos que nada de bom nos vêm acrescentar, especialmente enquanto mulheres.


3- A política não se resume aos políticos: tudo à nossa volta, cada detalhe da nossa vida, é político: seja o preço do brunch que comemos, a roupa que vestimos, a gasolina para ir trabalhar, a liberdade para falar e viajar, tudo está ligado à política. Votar é compreender essa visão e querer participar ativamente na nossa forma de viver.


Sendo mulheres temos ainda uma responsabilidade acrescida de votar por aquelas que lutaram para nos dar esse direito e pelas futuras mulheres que queremos ver mais representadas na política.


 

bottom of page