top of page

7 Sinais de que precisas de fazer uma Pausa



Vivemos numa época em que parece que somos obrigadas a estar online durante todo o tempo em que estamos acordadas. Desde que abrimos os olhos de manhã que temos o telemóvel cheio de notificações, mensagens e e-mails à espera de uma resposta. Quando nos deitamos, a maior parte das vezes é depois de ter estado 30 minutos a fazer scroll down pelo Instagram ou pelo TikTok.


Quem trabalha com redes sociais, como é que o caso de quem tem marcas e negócios, ainda piora tudo. Sabemos que o nosso trabalho depende de estar online e, de preferência, a toda a hora para sermos notadas e nunca esquecidas: «Tens de manter a constância, estar sempre presente para as pessoas se lembrarem de ti, faz um post por dia, 10 a 20 stories e não te esqueças de fazer 1 reels todos os dias, faz um live ao fim-de-semana, responde sempre a todas as mensagens!» UF!!


Obviamente que chega um ponto em que entramos em esgotamento e só nos apetece gritar ou chorar... ou as duas coisas ao mesmo tempo.


É assim que te tens sentido ultimamente? Tens feito pausas, tens cuidado de ti? Hoje deixo-te aqui 7 sinais de que também precisas de fazer uma pausa do trabalho e especialmente da internet.


1- A primeira coisa que fazes de manhã é...

Abrir o Instagram, Facebook, E-mail... bem antes de conseguires abrir os olhos sequer. Ainda só tens um olho semi-aberto e já estás a par de todos os cafés e caramel macchiatos servidos no Instagram. E não raras as vezes, mesmo antes de teres dito bom dia a quem acorda ao teu lado.


2- Não consegues parar de...

Olhar para a concorrência e comparar-te com as outras pessoas e as outras marcas. Achas que toda a gente está muito melhor na vida do que tu, seja porque comprou uma casa, tem um carro fantástico, já tem 3 filhos e a vida dela parece incrível e ela super bem sucedida. Aprende que as redes sociais são só 1/10 da vida de uma pessoa (se tanto!). Mesmo que vejas 20 stories de 15 segundos por dia da vida de outra pessoa, só estás a ver 5 minutos do seu dia! Não te esqueças que as pessoas não postam os seus problemas, as suas inseguranças nem a mesada que os pais lhes dão.


3- Sempre que o telemóvel apita ou surge alguma notificação...

Ficas ansiosa, nervosa ou stressada. Não te apetece falar com ninguém, nem sequer olhar para o ecrã do telemóvel e só te apetece que as redes sociais vão novamente abaixo mas desta vez durante 3 meses.


4- Ficas horas (literalmente) a fazer...

Scroll down pelas redes sociais e nem te apercebes. Especialmente à noite, antes de adormecer, dás por ti e passou 1 hora desde que entraste no TikTok e começaste a ver vídeos infinitos que em nada acrescentaram valor à tua vida. Pior ainda quando sabes que estar ao telemóvel antes de adormecer piora imenso a tua qualidade de sono e o teu descanso mas ainda assim não consegues evitar aquele check mesmo antes de fechares os olhos.


5- Sentes-te...

Esgotada a nível físico e emocional, sem vontade de produzir ou criar nada (hello burn out!). Estás constantemente exausta, mesmo sem fazer nada de especial, desmotivada, pessimista, não consegues manter o foco, crias conflitos com amigos ou familiares e até notas que a tua saúde tem vindo a piorar, até porque não tens vontade de fazer nada e muito menos de cozinhar, por isso só tens comido refeições processadas e snacks cheios de açúcar.


6- Deixaste os teus...

Hobbies de lado para continuar a trabalhar ou porque simplesmente ficaste sem vontade de os praticar. Aquela caminhada que fazias todos os dias, aquela hora no ginásio, o livro que estavas a ler e agora já nem te lembras onde ficaste... Quando até os teus tempos livres são preenchidos a trabalhar e parece que não te consegues desligar do trabalho.


7- Tens dificuldade em...

Adormecer à noite porque ficas a pensar em mil e uma coisas (o que fizeste, o que não fizeste, o que tens para fazer, o que não vais conseguir fazer...) e de manhã já acordas cansada, triste e ansiosa, sem vontade nenhuma de sair de cama e começar o dia.


Se disseste que sim a pelo menos 2 destes sinais, tenho notícias para te dar: estás MESMO a precisar de fazer uma pausa! Tira folgas, férias, fins-de-semana o que precisares mas faz um favor a ti própria, à tua mente e ao teu corpo e desliga-te do trabalho e da internet. Nem que seja por um dia, uma vez por semana.


Aprende e interioriza que as pausas são extremamente necessárias para que consigas trabalhar de forma eficiente! Quando entras em esgotamento, deixas de ser criativa ou produtiva, simplesmente deixas de conseguir trabalhar.


Vai recuperar forças e energias no mundo real, lá fora, com a tua família e os teus amigos e vais ver que quando voltares vais sentir que te saiu um peso de cima dos ombros e, muito possivelmente, ainda vens cheia de inspiração e novas ideias para pôr em prática! :)


 

Sugestão: O nosso Planner Self Care ajuda-te não só a organizar melhor os teus dias como também a lembrar-te de cuidares de ti própria e de tirares tempo para ti mesma.


SELF CARE - Planner Semanal A5

8€

bottom of page