A tua loja aparece nas pesquisas do Google? 🔍 Se ainda não aparece, nem quando pesquisas pelo nome da tua marca, então é melhor começares a trabalhar no SEO do teu site!
Neste post vou mostrar-te 3 formas de começares já hoje a pôr em prática estas técnicas que, apesar de serem super simples, são essenciais para dar aquele passo extra na tua marca.
Em primeiro lugar, o que é SEO?
SEO significa Search Engine Optimization. Traduzindo e explicando, é uma estratégia de marketing digital cujo objetivo é melhorar o posicionamento do teu site nas páginas dos motores de pesquisa, como o da Google.
Estar nos primeiros lugares de pesquisa é ótimo porque:
- aumenta o tráfego orgânico ao site
- traz notoriedade à tua marca
- traz-te mais probabilidades de vender
Ninguém aparece nos primeiros lugares do Google por acaso!
Existem imensas técnicas que podem ajudar o teu site a surgir de forma orgânica nas pesquisas e quantas mais aplicares mais probabilidades tens de aparecer. Contudo tem em atenção que trabalhar o SEO não gera resultados imediatos, pode demorar inclusive 3, 6 ou até mais meses até se fazer notar. Esta é uma estratégia a médio-longo prazo que irá compensar bastante se o teu foco é o crescimento da tua marca não só para agora mas também para o futuro.
Vamos conhecer 3 das mais importantes, onde te mostro exemplos da forma como trabalho o SEO da minha marca Vanilla Vice:
1. Título + url + meta descrição das páginas do site
Todas as páginas do teu site devem ter um título e uma descrição diferentes para cada página. Quando fazes uma pesquisa no Google aparece-te sempre estes 3 campos:
- No título deves preencher este campo para cada página de forma óbvia tendo em atenção o conteúdo dessa página e a forma como as pessoas irão pesquisar por esse mesmo conteúdo. Por exemplo, se a tua página é sobre Agendas, é isso que deve estar no título. Coloca também, sempre que puderes, o nome da tua marca.
- O URL ou o link para essa página também deve ser sempre o mais simples e óbvio possível. Evita usar maiúsculas, acentos e cedilhas para simplificar o máximo possível. Usa a palavra-chave do produto dessa página, caso seja uma página de produto, ou algo muito similar ao título dessa página se for, por exemplo, um artigo de blog.
- A descrição (conhecida como meta descrição ou meta description), é o breve texto que aparece logo por baixo do título e do link quando se faz uma pesquisa no Google. Tenta descrever o conteúdo da tua página de forma igualmente óbvia, sucinta e apelativa, utilizando sempre palavras-chave que as pessoas irão pesquisar e um texto que, quando o leiam, tenham vontade de clicar.
Exemplo desta construção:
2. Nome das imagens
Sabias que a forma como guardas o nome dos teus ficheiros é altamente relevante para os motores de pesquisa? Antes de fazer upload das fotos dos teus artigos para o site, guarda sempre o nome da foto com palavras-chave relacionadas ao produto e à tua marca. Por exemplo, em vez de guardares as imagens como "imagem55.png", guarda como "agenda-diaria-2022-frida-kahlo-vanilla-vice.png".
Dentro do site, procura também a ferramenta que te permite editar o alt text (texto alternativo) das imagens e descreve também o produto nesse campo:
3. Links externos
Ter links de outros sites a direcionar para o teu site é também uma ótima forma de trabalhar o SEO. Esses links podem vir do teu próprio Blog ou de outros, de Marketplaces, de sites de notícias, do teu canal YouTube, etc. A mais valia deste trabalho com links é que o Google assume que o teu conteúdo deve ser de fato relevante para a pesquisa efetuada, o que te confere autoridade ao teu domínio e também às tuas páginas.
Exemplo:
Como te disse no início, trabalhar o SEO pode parecer um pouco ingrato no início porque não traz resultados imediatos mas se o teu plano é construir uma marca sólida a longo prazo, este é um dos caminhos essenciais para o fazeres.
Gostaste de saber como funciona o SEO para e-commerce? Agora aplica-o na tua loja de forma constante para melhorar os teus resultados!
Comments