• Mafalda Amaro

Como mudei a minha a minha alimentação! - por Mafalda Amaro

(temos receita de Mousse de Cholocate de Abacate no final do post!)

Olá!

Eu sou a Mafalda, e tal como a Mafalda da banda desenhada, não gostava de sopa, faço perguntas inconvenientes e tenho opiniões sobre tudo 😃

Sempre fui chata para comer...a minha mãe sofreu imenso...e principalmente tudo o que era “verde” ou minimamente saudável, era um problema.

Quando comecei a viver sozinha confesso que a minha alimentação era à base de massa, ou chocapic para não ter de cozinhar...

Desde miúda que tenho tido problemas de saúde...nada de grave, mas em determinado momento, diminuíram muito a minha qualidade de vida.

Alergias, problemas respiratórios, alterações na tiroide, doença auto-imune... enfim... o que sei é que em determinado momento estava completamente dependente de anti-histamínicos e todos os meses tinha uma crise / constipação /alergia e ficava doente. Tive de ser operada de urgência e tirar a vesícula antes dos meus 30 anos...e se eu soubesse o que sei hoje, tinha evitado isso e muitos mais problemas de saúde.

Depois veio o colesterol... e a recomendação médica de tomar um comprimido por dia o resto da vida... “mas como assim?! Eu nem como mal” – pensei eu....

Aliado a isso, sempre adorei animais e sempre disse que se começasse a ver como era realmente tratado para a nossa alimentação que não conseguiria lidar com isso. E durante muito tempo evitei. Até que um dia vi... E não consegui mais lidar com a atrocidade da realidade.

Comecei a mudar lentamente a minha alimentação. O leite, por exemplo, já tinha retirado desde a adolescência por indicação médica devido aos problemas hormonais que já tinha.

A carne vermelha também já não comia frequentemente, porque me faziam sentir mal, e o resto fui retirando aos poucos... até que o corpo já não pedia mais. Aliás, em vezes que tentei voltar a comer, notava imediatamente que a minha digestão já não era a mesma e o meu paladar estava completamente alterado.

No espaço de 2 a 3 meses, deixei completamente a carne, o peixe, ovos, lacticínios.

Passei por uma fase mais restrita em que só comia praticamente comida crua, fruta e vegetais a baixa temperatura e confesso que nunca me senti tão bem, tão cheia de energia, com saúde.

A minha pele melhorou imenso, regulei o meu peso, e até hoje, passados 3 anos, nunca mais tive uma constipação ou gripe, ou tomei comprimidos. Nem para as alergias, ou tiroide ou colesterol.

Apesar de todos estes benefícios para a minha saúde, as razões que me fizeram mudar foi o amor pelos animais, compreender o conceito de especismo, e a sustentabilidade do planeta, depois de ler muito e ver documentários como o “Cowspiracy”, “What the Health” e muitos mais.

Recuperar a minha saúde foi apenas um resultado colateral! <3

Sim é possível! E é bem mais fácil do que imaginam!

O meu problema era cozinhar...e deixou de ser...passei a adorar ver todas as cores, os frescos, inventar receitas e apaixonei-me por este estilo de alimentação.

No ano passado, aproveitei a quarenta para fazer um curso de nutrição vegan com o intuito de ajudar outros a fazerem a transição.

Mudar a minha alimentação foi melhor decisão que tomei na vida e deixa-me sempre super feliz quando mesmo não vegans ou vegetarianos vêm perguntar pelas minhas receitas e lentamente começam a experimentar.

Sinto muito orgulho por poder facilitar quem precisa ou procura mais informação nesta área.

Seja uma amiga que teve cancro, em que esta alimentação ajudou imenso a recuperar durante a quimioterapia, ou a outra pessoa com falta de ferro ou vitaminas, ou outra colega com endometriose, a resposta está naquilo que comemos. Não tenham dúvidas!

Conheço a Vanilla Vice quase desde o nascimento, e fui uma das primeiras clientes da T-Shirt “amor próprio”. Quando recebi este convite, o meu coração não podia ter ficado mais feliz e orgulhosa por passar a fazer parte desta família de amazing girls!

Assim sendo, vamos passar a partilhar receitas e produtos vegan e veggie com todas vocês.

Por hoje, fica apenas uma receita docinha 😊

Mousse de Chocolate de Abacate – Temp. Preparação 5min (2 porções)


  • 1 abacate grande e maduro

  • 5 colheres de sopa de cacau em pó orgânico ou biológico

  • 5 colheres de sopa de xarope de Acer ou Agave

Opcional para quem adora mesmo chocolate: adicionar 5 quadrados de chocolate negro derretido

Modo:

Colocar primeiro o abacate (2min até ficar cremoso) e depois os outros ingredientes num processador de alimentos (triturador).

E sabe a abacate?! Não! Desde que esteja maduro, só vos vai saber a mousse de chocolate maravilhosa!

Kcal: 345 - Sem glúten, sem óleos

Proteína: 4.46g Fibra: 10.89g Vitamina A: 146,73 Vitamina c: 10.06mg Cálcio: 82,56mg Ferro: 2,29mg

Vou estar ao vosso dispor para mais receitas e para responder a todas as vossas dúvidas!


Spread kindness!


Instagram: @wildheartmafalda

Site: anamafaldaamaro.wixsite.com/pinkwildheart