• Cátia Almeida

Como Procrastinar menos a trabalhar em casa

Quando começas a trabalhar em casa… o que parecia ser um sonho pode facilmente transformar-se num pesadelo de produtividade!



Os especialistas e life coaches dizem, e provavelmente com toda a razão, que devemos criar rotinas e hábitos diários para nos tornarmos mais produtivos. Se trabalhas em casa às vezes perdes a rotina e acabas por ficar um pouco à deriva: vais fazendo uma coisa aqui, adiando outra ali e depois chegas ao final do dia e parece que não trabalhaste nada. Assim sendo, reuni algumas dicas para que isto não te aconteça - ou que pelo menos aconteça menos vezes ;)

  • Fazer uma To Do List realista – para parar de procrastinar nada melhor do que fazer uma lista daquilo que tens para fazer no dia ou na semana mas de forma realista! Não vale a pena apontares 30 tarefas quando sabes que na realidade só vais conseguir executar 8. Usa mesmo um bloco de listas, um planner ou um caderno e à frente de cada actividade marca o tempo que ela vai demorar a ser executada. Assim consegues contabilizar as horas de trabalho e perceber se, de facto, essa lista de tarefas é concretizável num dia só;

  • Fixar o horário de trabalho – Fixar o teu horário de trabalho vai ajudar-te a levantar da cama de manhã e a começar o dia de forma mais produtiva. Se sabes que te custa muito sair da cama, aproveita aqueles minutos de ronha para dares uma vista de olhos nas tarefas que tens programadas para esse dia, certamente que te vai dar aquele empurrãozinho para te levantares mais entusiasmada com o dia de trabalho que tens pela frente;

  • Cuidado com os almoços pesados – A verdade é que quando estás em casa tens a possibilidade de te alimentar muito melhor ao longo do dia de trabalho e por vezes és capaz de ter vontade de fazer um pequeno banquete à hora do almoço (mesmo que seja só para ti). Por experiência própria sei que trabalhar com o estômago muito cheio vai deixar-te sonolenta e com preguiça por isso é sempre melhor ter cuidado com a alimentação no sentido de não prejudicar a tua produtividade da parte da tarde (ainda por cima porque sabes que o sofá está mesmo ali ao lado pronto para te receber para uma bela siesta!)

  • Sair do telemóvel – O telemóvel é das piores distracções a nível de produtividade no trabalho! Estar constantemente a ver e a ouvir as notificações, fazer scroll infinito pelo Instagram, enfim… Sabemos que isso atrapalha muito a nossa produtividade e pode mesmo arruinar um dia inteiro de trabalho. Podes optar por desligar os dados móveis, silenciar as notificações e/ou deixar o ecrã virado para baixo, vê o que funciona melhor para ti de forma a não te deixares prejudicar neste sentido.

  • Ter cuidado com as horas – Deitares-te muito tarde ou deixares-te ficar a dormir de manhã são hábitos nos quais, infelizmente, podes cair muito rapidamente quando começas a trabalhar a partir de casa. Claro que se acontecer uma vez ou outra não será o fim do mundo, o problema é quando se começa a tornar uma rotina. Encontra formas que te obriguem a levantar da cama à hora que o despertador toca, nem que seja combinar com uma amiga para que ela te mande uma mensagem de manhã a puxar por ti (afinal as amigas estão cá para nos ajudar!).


Em resumo, afasta tudo o que te possa levar à preguiça e aos maus hábitos e esforça-te logo de início para que o teu trabalho em casa resulte e seja realmente produtivo, para poderes ter o sucesso merecido de trabalhar sozinha e para ti mesma!


Produtos sugeridos:

Caderno A5 - Boss Babes Club



Planner A5 - Feminist


Bloco de Notas - Cheetahs are Cool