top of page

Datas importantes para o E-Commerce


Estamos a meio de Setembro e algumas das datas mais importantes para o teu e-commerce estão a chegar. O segredo para que corram bem é só um: preparação! Quanto mais cedo começarmos a preparar estas datas melhor irão correr.


📅 11 Novembro "Dia dos Solteiros" - esta é uma data comemorativa chinesa mas que já começou a ganhar seguidores aqui na Europa também. Já há bastantes marcas e lojas a aderir ao movimento e não deixa de ter graça comemorar o dia de quem não está numa relação. É óptimo para fazeres uma promoção especial e até agregares valor à tua marca: por exemplo na Vanilla Vice poderei fazer uma promoção especial da colecção Amor Próprio e falar de como é importante estarmos bem connosco mesmas sem a necessidade de estar numa relação para nos sentirmos válidas. Aposta numa boa comunicação de valores se este dia se adequar de alguma forma à bandeira da tua loja ;)


📅 26 Novembro "Black Friday" - esta é uma das melhores datas do ano para fazer vendas. Num evento bem preparado com antecedência, consegues fazer a faturação de um mês nestes 3 dias (Sexta, Sábado e Domingo). Há 3 coisas muito importantes a ter em conta para uma boa Black Friday:

- Stock - prepara o teu stock com pelo menos 1 mês de antecedência para teres mesmo muito produto para venderes nesta altura. Não te preocupes com o que sobrar porque a seguir vem logo o Natal! Nesta altura, mais stock é sempre melhor do que menos.

- Estratégia de comunicação - Começa a comunicar a tua black friday 20 a 30 dias antes. Primeiro por e-mail, depois por posts e stories, vai criando antecipação e começa a despertar desejo nas pessoas! Diz quais são as promoções que vais fazer ou diz que vai ser a melhor black friday de sempre, comunica de forma a que as pessoas comecem a ganhar expectativa e fiquem constantemente a pensar nisso para que quando chegue finalmente o dia as tuas clientes já estejam preparadas para comprar.

- Promoções lucrativas - Isto é realmente importante, não te adianta fazeres promoções que não te tragam lucro! Faturação não é a mesma coisa que lucro por isso faz bem as tuas contas antes de começares a baixar os preços. Vê o que compensa mais: dar uma percentagem % de desconto, fazer um pack "leve 3, pague 2" ou oferecer os portes de envio. A Black Friday é para te dar dinheiro! Não para te prejudicar as finanças.


📅 29 de Novembro "Cyber Monday" - a 2ª feira depois do fim de semana da Black Friday é considerada um evento extra. Podes optar por aderir ou não, depende da tua estratégia para estes dias. A Cyber Monday é boa para escoar artigos antigos ou que não estejam a vender tão bem ou dar continuação às promoções que tens no site.


📅 24/25 de Dezembro "Natal" - A época mais bonita do ano... e a mais lucrativa 😂 Não querendo soar capitalista, a verdade é que se tens um e-commerce seria tonto não pensar em fazer dinheiro com esta data. Mais uma vez, começa a prepará-la com antecedência! Há pessoas que começam a comprar os seus presentes em Outubro! Prepara o teu stock, a tua comunicação (newsletters, redes sociais, etc.) e a tua estratégia. Cria packs que sejam giros para oferecer, adiciona o serviço extra de embrulho de presente nos teus pedidos, dá a possibilidade de enviar o pedido com um cartão de Natal, estende as tuas trocas para além dos 14 dias para que as pessoas possam comprar os presentes com antecedência, entre muitas outras ideias. Aproveita ao máximo para fazeres muitas vendas enquanto ofereces o teu melhor serviço para deixar os teus clientes felizes!


📅 31 de Dezembro "Fim de Ano/Ano Novo" - esta é uma óptima altura para quem vende produtos ou serviços associados a festa e decoração de festas ou então que estejam envolvidos com mudança de hábitos, organização, novos começos, etc. como é o caso de Livros de produtividade, exercício físico e auto-ajuda ou Agendas e Planners por exemplo. Basicamente tudo o que possa estar ligado ao mood «este ano é que vai ser» ahah


Estas são as datas mais importantes para o e-commerce aqui em Portugal. Aproveita-as ao máximo para envolveres os teus clientes na tua marca, ganhares novos seguidores e fazer muitas vendas. Em breve irei postar sobre como preparar ao detalhe alguns destes eventos :)


 


bottom of page