• Cátia Almeida

Como separar a vida Profissional da vida Pessoal?

Este post vai ser muito curto porque a resposta é… não dá! 😅 Quando começas a trabalhar no teu próprio negócio, as realidades misturam-se e inevitavelmente acordas e adormeces todos os dias a pensar no teu negócio.


Mas claro que há algumas dicas que te podem ajudar a fazer melhor esta separação, vamos a elas?

  • Ter horários fixos à mesma – criares o teu próprio horário de trabalho vai ajudar-te a seres mais produtiva e, por consequência, vais conseguir aproveitar melhor os teus momentos de lazer. Além disso ao trabalhares por conta própria, as pessoas à tua volta podem ter tendência para achar que tens mais tempo livre mas provavelmente vai ser o oposto por isso se tiveres os teus horários definidos vais conseguir impôr melhor os teus limites e conseguir dizer «não» a convites para te distrair do trabalho;

  • Criar horários de trabalho compatíveis com a tua vida pessoal – um dos benefícios de trabalhar por conta própria é poderes definir o teu próprio horário. Então para fazer uma melhor gestão do teu tempo o ideal é fazeres coincidir as tuas horas de trabalho para uma altura do dia em que saibas que ninguém te vai incomodar ou distrair e assim ficas com a outra parte do dia livre para o lazer, para a família e para os amigos;

  • Ter uma hora para parar de trabalhar – é só isso. Parece óbvio mas quando estás empolgada a trabalhar não queres parar e quando dás por ti já são 3 da manhã e, sem querer, já estás a prejudicar o dia seguinte. Saber parar também é importante para te dar tempo de reorganizar as ideias e começares mais fresca no dia seguinte.

  • Separar tudo – O ideal é que tenhas as duas áreas fisicamente separadas – a profissional da pessoal. Então sugerimos que comeces pelo espaço em casa, ter uma zona à parte só para trabalhares; criar uma conta de e-mail profissional; criar novas redes sociais para a tua marca; idealmente abrires uma nova conta no banco também vai ajudar bastante a distinguir as duas áreas.

  • Definir goals separados – Teres objectivos diferentes para a tua área pessoal e profissional é o melhor para te ajudar a pensar e a projectar as duas áreas da vida ao mesmo tempo sem que sintas que só pensas em trabalho. Claro que às vezes os objectivos cruzam-se mas vê este exemplo para melhor compreenderes: podes desejar comprar uma casa (objectivo pessoal) sabendo que para isso tens de vender mais €1000 por mês (objectivo profissional) - mesmo que se cruzem, são dois objectivos diferentes;

  • Ter hobbies – Ter um hobbie é essencial para afastar o stress e a ansiedade. São momentos que crias para ti própria e para a tua saúde mental e que te obrigam a esquecer o trabalho durante umas horas. Desenhar, fazer desporto, aprender uma nova língua, qualquer actividade que te obrigue a sair do mindset de trabalho vai ser boa e vais sentir-te muito mais revigorada. Obriga-te a tirar esses momentos de lazer e não permitas que o trabalho se sobreponha a isso (vá... já sei que de vez em quando lá acontece).


Será sempre um pouco complicado gerires a tua vida pessoal com o teu novo trabalho por conta própria mas espero que estas dicas te ajudem a fazer essa separação para que consigas aproveitar o melhor da vida nas duas áreas :)