top of page

Vale a pena ter um site?


O site da Vanilla Vice nasceu em 2014 através da plataforma TicTail (alguém aí ainda se lembra ou teve site aqui?). Desde o início que eu não queria ser apenas uma loja de Facebook ou Instagram, sempre ambicionei ser um e-commerce profissional por isso criar um site foi logo das primeiras coisas que fiz.


Na altura criei então nesse TicTail porque era uma plataforma grátis. Obviamente que não dava para fazer grandes designs nem personalizações mas já dava para fazer duas coisas que desde o início se mostraram fundamentais para mim: acostumar as minhas clientes a comprar no site e colectar e-mails para a minha newsletter.


Compras no site é um caminho sem volta! É muito mais fácil para comprar e vender, muito mais organizado para nós, mais profissional… e é algo que é só teu. O que quero dizer com isto? Então, quem só tem clientes no Facebook ou no Instagram… já imaginaram o que acontece no dia em que a vossa conta vá abaixo? «Ah isso não vai acontecer!» Não? Então leiam o que já me aconteceu a mim:


- Em Abril de 2017, acordei de manhã, entrei na minha página de Facebook da Vanilla Vice que na altura tinha 11.000 seguidoras e… puff! Não havia página! Durante a madrugada alguém entrou na minha conta e apagou a minha página… para sempre!! Tive semanas em contacto com o Facebook, em total desespero, chorei litros de lágrimas e de nada serviu, nunca consegui recuperar a página, nunca conseguir recuperar essas 11.000 seguidoras. Perdi centenas de euros em anúncios pagos e milhares de euros em compras que se deixaram de fazer.


- O ano passado, em Novembro, a minha conta de anúncios do Facebook e Instagram ficou bloqueada. Depois de 1000 tentativas de contacto (já experimentaram tentar entrar em contacto com o Facebook? ) e 3 meses depois recebi uma mensagem do Facebook a dizer que a conta tinha sido bloqueada… por engano. Em pleno Natal.


Ou seja, de um momento para o outro podemos ficar sem tudo aquilo que demorámos tanto tempo a construir! Sem nenhum contacto, nenhuma cliente, nada. Pelo menos com o site, tenho guardados todos os contactos de todas as clientes que já compraram e uma lista de e-mails que me permite enviar newsletters e vender através do e-mail sem precisar de redes sociais.


Se realmente queres construir um negócio que seja para vingar e uma marca para ficar, ter um site é, na minha opinião, essencial! Mas agora quero saber, qual é a vossa experiência e a vossa opinião neste assunto?

bottom of page