top of page

Canva Pro: Vale a pena usar o Canva no teu negócio? (review 2022)

O Canva é um site de design que se tornou num grande aliado para muitos negócios. Super fácil de usar, mesmo para quem não tem qualquer formação em design e extremamente útil para criar um número infinito de trabalhos, o Canva tornou-se indispensável para muitas empreendedoras. Contudo, há também alguma polémica à volta desta ferramenta. Hoje dou a minha opinião sobre este tema, com uma review completa da minha experiência.



Confesso que desde o primeiro dia em que comecei a usar o Canva fiquei logo fã. Super prático de usar, totalmente online (embora já dê para fazer o download para o pc) e acima de tudo mesmo muito intuitivo, é só pegar, arrastar e soltar os elementos, quase como fazemos no Power Point (mas ainda mais fácil).


Para empreendedoras como eu e tu, torna-se facilmente um aliado no que toca a desenhar criativos de forma super profissional para quase todas as plataformas digitais.


Eu uso o Canva praticamente todos os dias para:


Criativos para as Redes Sociais (posts, stories, anúncios e até reels)

Banners (para o site, blog e newsletters)

Pins para o Pinterest

Edição rápida de imagens

Criar GIFs

Criar Info-produtos e E-Books


A quantidade de materiais, elementos gráficos e templates que a plataforma oferece é surreal. Através dela consegues criar flyers, newsletters, vídeos de apresentação e até sites!


A grande questão é: vale a pena assinar a versão Pro?


O Canva oferece tudo isto de forma 100% gratuita mas pelo facto de eu usar tanto a plataforma e para criar materiais tão essenciais para a minha marca, logo no primeiro mês decidi assinar a versão pro que me trouxe muito mais vantagens e das quais sou incapaz de abdicar. Embora a versão grátis do Canva seja incrível, a versão Pro é, de longe, mil vezes melhor para mim, especialmente tendo em conta o valor tão baixo da assinatura. Será que compensa para todos os negócios? Isso será uma decisão que só tu poderás fazer mas para te ajudar vou deixar aqui a minha opinião e listar as ferramentas que diferem uma versão da outra.


Além de teres acesso a mais de 170.000 templates (designs já prontos que podes editar), através do Canva Pro tens também acesso a 100 milhões de fotos profissionais, vídeos, faixas de áudio e elementos gráficos premium para usares em todos os teus criativos. E quando falamos de fotos, não são aquelas fotos mais do que vistas dos bancos de imagens, tens acesso a fotos lindíssimas e com temas bastante atuais que podem ir de encontro à imagem visual da tua marca, como estas, por exemplo:





Outra ferramenta do Canva Pro que eu adoro é o Kit de Marca. Como trabalho com várias marcas (a Vanilla Vice e o Boss Babes Club, por exemplo), esta ferramenta permite que eu guarde as características gráficas de cada uma, como as cores, os tipos de letra e os logótipos. Assim quando estou a criar um design, é só seleccionar o Kit de Marca e ele automaticamente dá-me os elementos que preciso:



Através de versão Pro também tens acesso à ferramenta que recorta o fundo das imagens (e funciona mesmo bem!), a um planeador de conteúdo para as tuas redes sociais (que ainda não usei mas deve dar imenso jeito), milhões de elementos gráficos, vídeos, sons e claro, podes ter pastas infinitas para guardares e organizares os teus trabalhos (uma para posts, outra para stories, outra para newsletters, etc...).


Vou mostrar-te alguns exemplos de criativos que costumo fazer com a ajuda do Canva:


Posts


Stories



Pins para o Pinterest


Banners para o site


E centenas de outros designs! Basta entrar nos meus sites e redes sociais para perceber que sou fã incondicional do Canva e ver todo o trabalho que consigo realizar com esta ferramenta.

 

Mas afinal... qual é o lado polémico do Canva?


Sim é verdade que o Canva é incrível mas, como tudo nesta vida, também tem os seus contras. Muita da polémica que surge está relacionada com o facto de muitos designers sentirem que esta ferramenta veio minimizar a importância do seu trabalho. Por exemplo, é verdade que no Canva consegues criar designs super bonitos em minutos ou até podes usar um dos que a plataforma oferece, ao invés de pagares para que um designer crie um para ti. Contudo, o Canva não substitui de modo algum o trabalho profissional de um designer que vai criar de raiz um design único e original, baseado na história da tua marca e que te vai entregá-lo em formatos que poderás depois usar em qualquer trabalho e em qualquer gráfica.


Então alguns dos contras do Canva são:


Não dá para criar designs de grandes dimensões

Não é o mais indicado para trabalhar designs que precisem de ser impressos em gráficas, com excelente qualidade e alta resolução

Não substitui programas como o Photoshop nem o trabalho de um designer profissional que pode aconselhar o melhor para a tua marca e criar artes únicas


Com isto em mente e sendo licenciada em design, posso resumir a minha experiência desta forma: eu adoro o Canva Pro e uso-o sempre para criar tudo o que seja designs para usar nos canais digitais da minha marca, como os que mostrei em cima ou fazer cartões e flyers mais simples. Quando se trata de criar designs para os meus artigos que exigem um nível de qualidade exímio, como os estampados para o vestuário, design das agendas, roll-up para eventos, etc, uso programas profissionais como o photoshop ou trabalho com outras designers (bem melhores do que eu!), como as Purple Pineapple Design :)


 

No fundo, o mais importante é teres em mente que criar constantemente designs e criativos é uma tarefa essencial no teu negócio e a qual não podes descurar. Esta tarefa tem não só o objetivo de comunicar diariamente com a tua audiência e com as tuas clientes mas também o de mostrar os valores da tua marca e fazer-te destacar da concorrência.


Se ainda não usas o Canva ou se usas a versão gratuita mas gostavas de ter acesso à versão premium, aproveita o período de experimentação grátis do Canva Pro e começa já a usar todas as potencialidades que esta ferramenta te oferece.



 

Guarda este Pin no teu Pinterest para quando quiseres voltar a ler este post :)




bottom of page