De certeza que já ouviste falar em CTA e como são importantes na estratégia de marketing de uma marca. Afinal de contas o que são e como é que os podes usar a teu favor na tua loja online?
Sabias que há certas palavras-chave que te ajudam a direcionar o teu público para realizar uma ação específica? CTA significa Call-to-Action e é uma forma de uma expressão que define aquelas palavras que conduzem o leitor a uma ação.
No caso do e-commerce usam-se muito os CTA sempre que queremos levar o consumidor a clicar num link, a inscrever-se num formulário ou a fazer uma compra. Vou dar-te alguns exemplos de CTA para a tua loja online e em que situações os deves usar para obteres os melhores resultados.
✨ CTA para visitarem o teu site
Usa estes CTA estrategicamente nas tuas redes sociais - por exemplo para apontar o link do teu site na bio, como linha final nas legendas de posts e também nos stories juntamente com uma ligação:
- VISITA A NOSSA LOJA ONLINE
- ENCONTRA MAIS NOVIDADES NO SITE
- NOVA COLEÇÃO JÁ NO SITE
- CLICA PARA ENTRAR NO SITE
- CLICA PARA DESCOBRIR MAIS
- ESTA E OUTRAS NOVIDADES NO SITE
- CLICA AQUI E VEM VER MAIS
✨ CTA para se inscreverem na tua newsletter:
Estes são perfeitos para usares em janelas Pop-Up no site e em formulários de subscrição, como o exemplo em baixo.
- INSCREVE-TE JÁ
- CLICA PARA FICARES A PAR
- VEM FAZER PARTE DO CLUBE
- INSCREVE-TE GRÁTIS
- INSCREVE-TE E GANHA % DESCONTO
- GANHA ACESSO IMEDIATO
- SIM, QUERO FAZER PARTE!
✨ CTA para vender
Estes devem ser usados em e-mails de vendas, stories no instagram e anúncios para "público quente", cuja finalidade é vender o teu produto.
- ÚLTIMAS UNIDADES
- (A PROMOÇÃO) ACABA AMANHÃ
- OFERTA ÚNICA
- COMPRA AGORA
- CLICA PARA COMPRAR
- ADICIONA AO CARRINHO
- OFERTA DE PORTES DE ENVIO
Pode até parecer um detalhe mas os CTA's estão mais do que experimentados e validados no comércio online e funcionam na perfeição, desde que utilizados com estratégia:
- no sítio certo: como referi nos exemplos em cima, cada CTA tem o seu lugar preferencial e deves aplicar o bom senso a escolher qual a ação que queres indicar no local onde a estás a publicar;
- para o público certo: por exemplo um CTA de venda só funciona bem com um público quente, que já te conhece, que já está familiarizado com a marca e com desejo de comprar;
- com contexto: usa uma boa imagem e/ou um bom texto que crie uma história à volta do CTA. Não adianta pedires «Clique aqui!» se a tua cliente não perceber porque é que deve clicar ou o que é que vai receber em troca. Faz sentido, não é?
Na vida das dúvidas, olha como se estivesses de fora e pergunta-te «se eu lesse isto, ou visse esta imagem, eu teria vontade de fazer esta ação que estou aqui a pedir?» e vai experimentado várias opções até sentires que acertaste.
Tira ideias deste post, faz uma lista dos CTA que vais querer usar e cria já uma estratégia para os implementar no marketing da tua loja online. Depois conta-me esses resultados! ;)
Comments