• Cátia Almeida

Mulheres Empoderadas! - Joelma Alves



- Como surgiu a ideia de criar a tua marca Woop?


Senti que precisávamos de uma marca concebida por mulheres, para mulheres. Neste caso concebida por mim, para mulheres que treinam ou estão a começar a treinar. Sou personal trainer e inúmeras vezes via mulheres a treinar sem coisas básicas que fariam a diferença no treino e que as fariam sentir bem, mais confiantes, mais seguras.

Quero que a Woop seja um sítio onde está tudo o que precisamos, simples com qualidade, de nós para nós.


- Qual foi ou é o teu maior desafio como empreendedora?


Sem dúvida que é o processo de fabrico e escolha de fornecedores. Tenho uma ideia muito clara daquilo que quero para a marca e às vezes os fornecedores podem não ter a mesma ideia ou ter outros padrões de qualidade. Ter produtos de qualidade passa muito por uma boa visão e posteriormente uma boa comunicação, crucial neste contexto de pandemia.


- Qual é aquele conselho que gostavas de ter recebido ao início?


“Mais vale feito do que perfeito” Repito muitas vezes para mim esta frase. Ao início nem tudo vai ser exatamente como pensávamos, seja um vídeo, um post, uma foto.. Mas temos de avançar com as ideias, por em prática, tirar do papel. Conscientes de que não é um sprint, é uma maratona. Sem receio de críticas, batalhando no nosso sonho, dia após dia.


- A tua marca é super ligada ao empoderamento da mulher, como achas que as podes ajudar através dos teus artigos?


Quando comecei a treinar a sério em ginásio, ao início há 10/11 anos, esperava pelo meu namorado para entrar. Não me sentia à vontade no treino, naquele ambiente, era tudo muito fora da minha zona de conforto. Hoje em dia, os dias no meu trabalho faço os possíveis para por toda a gente à vontade no ginásio. Não quero que ninguém se sinta como eu me senti. Começar a treinar é fácil e faz-nos sentir mais confiantes, mais fortes, mais capazes! Quero que todas as miúdas saibam a força que têm dentro delas!


- Queres partilhar connosco a história por trás do teu Autocolante Solidário?


É uma causa que me é muito querida. Em 2012 e depois novamente em 2018 tive cancro, tive linfoma de hodgkin. Hoje em dia, enquanto tenho saúde e tenho a sorte de estar a trabalhar, só quero ajudar quem luta , quem ainda não teve a sorte de entrar em remissão. Quem precisa de um bocadinho mais de apoio para que depois da batalha também eles possam fazer os seus próprios sonhos tomar forma!


- Qual o teu conselho para outras empreendedoras ou mulheres que pensam começar agora o seu próprio negócio?


Lancem, façam acontecer, publiquem, investiguem, peçam ajuda a quem sabe mais. Amealhem e invistam, amealhem mais e invistam mais. Não há que ter vergonha de se exporem, de investirem em vocês próprias, de mostrar que têm iniciativa e criatividade!


Instagram da Joelma: @joelma.alvespt

Instagram da Woop: @woopbyjoelma

Loja Woop: www.woopbyjoelma.com